sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Semelhanças entre Jesus e Buda - Curiosidades

Seria o Cristianismo um Budismo simplificado?

A complexidade da filosofia do Budismo, e a extrema simplicidade prática e emocional de Jesus, podem aparentar um grande fosso entre ambas. O próprio Buda reconheceu logo após sua iluminação que o conhecimento adquirido seria muito difícil de ser entendido, chegando até mesmo a pensar em não divulgá-lo para ninguém.

Mas nas suas práxis podem ser detectadas numerosas semelhanças, tanto históricas quanto doutrinárias.

Iniciaremos analisando as semelhanças históricas de vários eventos ocorridos entre Eles, os familiares e discípulos com os quais conviviam.

=======

2.1 As mães Imaculadas

Os nascimentos de Buda e Cristos guardam semelhanças entre a santidade de suas mães e seu sangue real, como que justificando uma genética espiritual em botão desenvolvido até o ponto máximo por seus filhos pré-destinados.

Buda nasce de uma Rainha, que é imaculada e pura de desejos, de nome Mayadevi (KHARISHNANDA, 1998, p. 23-25).

Jesus nasce de Maria, a virgem imaculada, cujo esposo possui uma descendência real oriunda do Rei Davi (Mt 1,1-25). Com o passar dos tempos, Maria foi adorada como a consoladora, a protetora, a negociante das recompensas e alívio dos castigos, sendo uma das Santas de máxima adoração dentro do catolicismo.

2.2 As profecias após o nascimento

Os nascimentos de Buda e Cristo foram considerados em suas épocas distintas como marcos espirituais, pois seriam o advento da vinda dos Mestres dos Mestres, aqueles que abririam os olhos até mesmo dos maiores Mestres de seus tempos.

Mesmo com a diferença cronológica de 500 anos entre os dois nascimentos, duas pessoas aclamadas como sábias fizeram profecias semelhantes sobre a missão que estas crianças desenvolveriam no mundo.

Buda foi profetizado pelo sábio de nome Asita, que ao vê-lo, profetizou que ele libertaria o mundo (KHARISHNANDA, 1998, p.23-25).

A liberdade do mundo profetizada por Asita abrange dois objetivos: o sofrimento e o social. A libertação da cadeia de sofrimentos profetizada aconteceu na época de Buda devido sua religiosidade estar centrada nisso, abominando as especulações e a necessidade peremptória dos ritos, que era a crença predominante da época. Houve também a libertação social, pois sua segunda abominação foi a separação dos indivíduos em castas, que excluía àqueles sem hereditariedade nobre, os chamados párias. Assim, para estes, os ritos de purificação e recompensas celestes não estavam disponíveis, restando apenas uma vida física e espiritual de plena amargura.

No Cristianismo temos a figura do Simeão, que já na sua profecia encaixa dor e separação, quando relata que haverá quedas de muitos em Israel, e será alvo de contradição:

Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Simeão o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: E Simeão os abençoou, e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este é posto para queda e para levantamento de muitos em Israel, e para ser alvo de contradição. (Lucas 2,25-34).

Fonte: http://bit.ly/Nn429

2 comentários:

  1. JESUS prega no monte das oliveiras para seus 12 discípulos,BUDA prega no Monte Sharnat(Parquê dos cervos) para 03 de seus discipulo,Ao dizer quê o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça e não se pode servir a ois senhores (DEUS e ao dinheiro JESUS imita BUDa quê quinhentos anos antes pregava o total desapego as coisas mundanas para atingir uma evolução espiritual sem as amarras dos bens materiais desta vida terrena

    ResponderExcluir
  2. O próprio conhecimento adquirido seria muito difícil de ser "explicado" e não, "entendido". Para compreende-lo você teria que alcançar este estado.

    ResponderExcluir